A
dieta Dash é rica em frutas, vegetais,
e produtos com baixo conteúdo de gordura
total e saturada. Segundo um estudo com o mesmo
nome, esta dieta pode baixar significativamente
a pressão sanguínea.
Com a finalidade de testar os efeitos da alimentação
nos valores da tensão arterial, foi realizado
um estudo científico com o nome de DASH
(Dietary Approaches to Stop Hypertension).
Em português, esta sigla significa “abordagem
dietética para deter a hipertensão
arterial”, e a dieta está orientada
no sentido de fornecer um conjunto de alimentos
saudáveis e que consigam melhorar a hipertensão
arterial, através dessa intervenção
nutricional.
Sendo a hipertensão arterial um grande
factor de risco para o desenvolvimento de complicações
cardiovasculares, é urgente que os milhões
de pessoas que dela padecem, sejam informadas
sobre o que podem fazer a nível alimentar
para melhorar este factor.
A dieta Dash revelou ser um tratamento simples,
barato e altamente eficaz para combater a hipertensão
arterial, actualmente um dos mais graves problemas
de saúde pública. Apresenta também
a grande vantagem de não requerer grandes
modificações nos hábitos
dos pacientes.
Em
que consiste a dieta Dash??
Basicamente, a dieta Dash recomenda:
• Elevada ingestão de fruta e legumes:
pelo menos 3 peças de fruta diariamente
e 4 doses de vegetais (na forma de sopa e/ou
como acompanhamento no prato);
• Baixo consumo de gorduras saturadas
(e gorduras em geral) e colesterol: isto significa
um consumo preferencial de peixe e aves sem
pele, consumo moderado de partes magras de carne
bovina e suína; leite e derivados (queijo
e iogurtes) magros ou meio gordos; sem esquecer
toda a gama de produtos industrializados (bolos,
bolachas, aperitivos, refeições
preparadas, etc.), alimentos fritos e óleos
em natureza, que contêm grandes quantidades
de gorduras.
Este regime garante uma ingestão elevada
de fibras, cálcio, potássio e
magnésio, e é moderada em proteínas,
o que, como tem sido demonstrado em vários
estudos, provoca diminuições da
pressão arterial sistólica e diastólica.
A restrição de sódio na
dieta, num máximo de 6 gramas de sal
por dia (1 colher de chá), não
só diminui os valores de pressão
arterial como também reduz a necessidade
de medicamentos hipotensores.
Aumentar o consumo de ácidos gordos ómega
3 (presentes em especial nos peixes gordos,
mas também nas sementes de linho), pode
ter efeitos benéficos sobre a regularização
da tensão arterial.
Cada vez está mais claro que factores
ambientais, que incluem a dieta, podem influenciar
de forma positiva o desenvolvimento de certas
doenças como a aterosclerose e hipertensão
arterial, da mesma forma que estilos de vida
nocivos (tabaco, bebidas alcoólicas,
inactividade física) podem influenciar
negativamente a evolução destas
doenças.
Nut.
Florbela Mendes
Lisboa - Portugal
Site: www.florbelamendes.net
|